Criado em 2019, o Leitura Viva é um desdobramento da Feira Literária de Campina Grande, com atuação dentro de escolas públicas e privadas da cidade,  levando-se em conta que a Feira foi idealizada por 4 educadores.

O projeto consiste em professores desenvolverem com seus alunos empoderamentos da linguagem, a partir do estudo de 1 livro (preferencialmente de escritores e escritoras paraibanos).

Iniciando com a leitura da obra, os aprendentes são instigados a “interferirem” na história através de uma releitura, se utilizando de outras artes como dança, pintura, teatro, música, desenho, audiovisual e, por que não, a própria reescrita do texto original?

Ao longo de 3 meses (de agosto a outubro), alunos de todos os níveis escolares (da Educação Infantil ao EJA) desenvolvem as atividades inspiradas no texto.

A culminância do projeto se dá durante a realização da FLIC, com uma “visita” do escritor à escola, quando acontece um lançamento interativo do livro, sendo apresentadas as produções desenvolvidas pelos aprendentes.