A FLIC E A FLIPOCINHOS ORGANIZAM O III ENCONTRO PARAIBANO DE CORDELISTAS

A FLIC E A FLIPOCINHOS ORGANIZAM O III ENCONTRO PARAIBANO DE CORDELISTAS

postado em: Notícias | 0

Izabel Nascimento e Aderaldo Luciano, juntos à FLIC E FLIPOCINHOS nesse grande Encontro

A FLIC – Feira Literária de Campina (@flicfeira) e a FLIPOCINHOS – Festa Literária de Pocinhos (@flipocinhos) se unem para realizar o III Encontro Paraibano de Cordelistas, que este ano, por conta da pandemia, acontecerá on-line.  O evento acontecerá dia 27 de junho, na plataforma zoom meeting, a fim de seguir às recomendações de segurança e saúde devido ao atual mundo pândemico.

Na primeira edição, o encontro aconteceu no sábado da feira, no Cine Teatro São José, e contou com duas mesas redondas e um Sarau. Já no ano passado, esse momento ocorreu durante todo o dia, na data de 29 de junho. No período da manhã, ocorreu na Feira Central, a tarde ocorreu novamente no Cine Teatro e no período da noite ocorreu no Parque do Povo, no local da pirâmide tão aclamada. A proposta é que esse Encontro aconteça sempre no período do São João, a fim de promover uma maior representatividade à essa festividade popular.

Esse ano, o evento contará com grandes nomes do cordel brasileiro em duas importantes mesas de debate, além de oficinas e saraus poéticos com participação de poetas de todo o Brasil. A abertura será às 9h e terá atividades durante todo o dia. A primeira Mesa Redonda do Encontro possui cordelistas importantes como Izabel Nascimento e Aderaldo Luciano, com o tema: “Vida e arte: O cordel como ferramenta de transformação Social”, a mesa será mediada por Nando Poeta. Também, no dia 27 de Junho às 10h, ocorrerá a oficina: “Ler e brincar com folhetos: transformando a narrativa do cordel em jogo”, ministrada por Philippe Messias, Bruna Targino e Alyere Farias. Logo após, haverá o sarau, com artistas de diferentes cidades da PB, como Àdamis Oliveria de Campina Grande e Juliana Soares de Cabaceiras. Às 14h haverá a segunda oficina voltada para o cordel em sala de aula que será ministrada por Érica Montenegro. O último momento será composto por um Sarau que apresentará artistas de diferentes estados do Nordeste, como Pernambuco, Rio Grande do Norte, e claro, Paraíba.

As inscrições estão sendo realizadas através de um formulário que está disponibilizado no perfil do Instagram da FLIC (@flicfeira) e também no no site (https://flicfeira.com.br/).

 

Segue abaixo a programação oficial do evento do ano de 2020

 

9h Abertura

Mesa redonda: Vida e arte: o cordel como ferramenta de transformação social.

Izabel Nascimento e Aderaldo Luciano. Mediação: Nando Poeta


10h Oficina

Ler e brincar com folhetos:  transformando a narrativa do cordel em jogo

Philippe Messias, Bruna Targino e Alyere Farias

11h Sarau

El Gorrion – Itatuba-PB

Juliana Soares – Cabaceiras-PB

Silvinha França – Araçagi – PB

Ádamis Oliveira – Campina Grande – PB

Palco Aberto

 

14h Oficina: Arte e educação: O cordel como recurso didático na sala de aula.

Érica Montenegro

 

15h Mesa redonda: A editora Luzeiro e seu papel no fortalecimento do cordel     brasileiro.

Varneci Nascimento e Marco Haurélio. Mediação: Tiago Monteiro

16h Sarau

Danilo Teixeira – Tangará – RN

Gabriel Diniz – Pocinhos – PB

Du Leal – Recife – PE

Davi Gefson – Caruaru – PE

Palco Aberto