Escritora Érica Montenegro revela seu maior sonho

postado em: Blog | 0

Érica Montenegro é professora da Rede Municipal do Recife, onde mora há 16 anos. Além de professora, ela é escritora de literatura infantil. Ela também faz contação de histórias e escreve cordéis.

Érica Montenegro
Escritora Érica Montenegro. Arquivo Pessoal

A partir dessa conversa, vamos conhecer um pouco da sua história, saber mais sobre seus livros e de como ela se inspirou para produzir literatura.

 

Repórter Literário: Como surgiu essa paixão pela literatura?

Érica Montenegro: Eu fui professora de uma escola de Campina Grande e lá eu tinha muito contato com pessoas que trabalhavam com a literatura. só que já de criança minha mãe era professora e trazia muitos livros. então, quando fui para Recife, fui trabalhar com uma turma de adolescentes e eu usava os livros para acalmar eles, em 2006, conheci uma professora que era escritora. ela me mostrou os seus livros, seus conhecimentos de cordel, e acabamos conversando e ficando amigas,(.) então eu pedi para ela me ensinar a fazer cordel para o meu avô que estava completando ano, então ela foi me ensinando. Chegando em casa, me sentei ao computador. Comecei a escrever e fiz o cordel. depois fui para Campina Grande levar o cordel para ele. daí comecei a escrever livros também. em 2007,escrevi o primeiro livro. daí minha amiga enviou para editora, e publicou o livro.no ano seguinte, escrevi outro e novamente publicou. No intervalo entre 2008/2010, eu escrevi muitos cordéis e então daí fui entendendo que gostava de escrever para crianças.

Livros - Érica Montenegro
Livros – Érica Montenegro

Repórter Literário: Quem te inspirou a começar a escrever cordel?

Érica Montenegro: Comecei para homenagear meu avô que gostava de ler folheto, quando eu comecei a escrever, eu não pensava em escrever profissionalmente. apenas para homenageá-lo.

 

Repórter Literário: Qual sonho você já realizou e qual pretende realizar?

Érica Montenegro: Sempre fui de sonhar muito. Quando eu era criança, sonhei com minha festa de 15 anos, e consegui. Depois sonhei em me formar professora, consegui. Mas, na verdade, o meu grande desejo do momento é entrar no doutorado. E o meu maior sonho mesmo é montar uma biblioteca comunitária aqui no bairro onde eu moro. Mas esse sonho talvez seja daqui uns 15 anos.

 

Repórter Literário: Você sente que está entrando mais mulheres escritoras na literatura?

Érica Montenegro: Quando eu e minha amiga decidimos fazer um livro, a gente fez as primeiras reuniões e eu falei para abrirmos o grupo para entrar mais gente, os meninos saíram e ficou um grupo só de mulheres.

 

Repórteres Literários:

Denilson Jhonata Rodrigues de Sousa
Maria Vitória Ferreira Santos