Lizziane Azevedo: 10 anos de escrita e inspiração

postado em: Blog | 0

Lizziane Azevedo é advogada e escritora. Confira mais sobre ela nessa entrevista.

“Sou advogada e escritora. Nasci em Campina Grande, mas por ter sido criada em Monteiro me considero mais monteirense…Tenho também um carinho muito grande por Campina. Em 2010 comecei a escrever. Leio desde criança, sempre gostei de ler. Porém me descobri como escritora em 2010…”

Escritora Lizziane Azevedo. Arquivo Pessoal.

Repórter Literário: Você tem alguma inspiração no mundo da literatura?

Lizziane Azevedo: As inspirações são muitas, porque quando a gente é leitor tem contato com escritores de diversos lugares do mundo. Muitos escritores me influenciaram. Eu gosto muito do estilo de Gabriel García Márquez, Rubem Fonseca, Machado de Assis, Dom Casmurro. As influências são inúmeras e é essa bagagem que nos ajuda no nosso processo criativo.

 

R.L.: Como você conciliou a advocacia e escrita de uma forma que não atrapalhasse a sua vida pessoal?

Lizziane Azevedo: (…) Até 2015 eu fui advogada de um CREAS, um centro de referência a assistência social, e assim, eu confesso que não atrapalhava, não havia interferência negativa. (…) se você conciliar direitinho dá pra fazer tudo sem preocupação.

 

R.L.: Como você descreveria seu próprio estilo de trabalho?

Lizziane Azevedo: (…) Estou tentando ainda lapidar (encontrar) o estilo em si. O processo criativo é uma coisa que demanda disciplina porque é um exercício, quanto mais você escreve um estilo prosa ou poesia, mais você vai aprendendo. Então é um processo de aprendizagem… Mas meu estilo ainda está muito voltado para a prosa, gosto muito de escrever minicontos.

 

R.L.: Qual é um grande sonho que você já realizou?

Lizziane Azevedo: Ver meus livros publicados hoje já é um grande sonho realizado (…) Ver esses livros com meu nome ali na capa foi uma grande realização! E saber que com esses livros muitas pessoas também se interessaram pela leitura…

 

R.L.: Até o momento, de qual conquista profissional (advocacia ou escritora) você mais se orgulha?

Lizziane Azevedo: Os dois são motivos de grande orgulho, porque tanto um quanto o outro foram resultados de muito esforço, de muita dedicação, porque são anos na faculdade se preparando e quando chega o dia da formatura é um grande orgulho.

 

R.L.: Onde você se vê daqui a dez anos?

Lizziane Azevedo: Olha há dez anos, eu não sabia que podia ser escritora. Em 2010, eu estava ali começando a trabalhar. Eu nunca pensei em escrever até um dia que me deu um estalo e “…vou escrever um negócio aqui…” . A gente às vezes planeja muitas coisas. Mas a vida nem sempre é essa linha reta. Eu espero, com fé em Deus, que eu tenha produzido mais livros, tenha conseguido meu tão sonhado concurso que vai me ajudar nesse processo de publicação (…) e continuar formando leitores com minhas obras.

 

Repórteres Literários

Larissa Melo de Oliveira

Samuel Barreto Chaves Medeiros Amaro